Governo tem até sexta para incluir nova unidade do CB no orçamento



A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (Sesp) tem até sexta-feira, 25, para incluir na planilha de orçamento que será enviada à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefa) o valor de R$ 9,1 milhões para a construção do Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (SGBI), em Santo Antônio da Platina.

A informação é do major do Corpo de Bombeiros Ivan Ricardo Fernandes, chefe do Departamento de Engenharia da Sesp. Segundo ele, os projetos estão todos prontos e aprovados, contudo, existem dois obstáculos que ainda impedem o início das obras: a renovação da cessão de uso do terreno que pertence à União, e a questão orçamentária e financeira. “Nós temos uma série de demandas, dentre as quais essa de Santo Antônio da Platina, e tudo dependerá de quanto a Sefa irá nos estabelecer de teto orçamentário para investimentos. Dentro disso, tentamos colocar todas as obras que são prioritárias, e o SGBI está entre elas", garante o oficial.

Anunciado em junho de 2015 pelo então subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, Ezequias de Paula Natal, como o maior Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros do Paraná, a unidade contará com 152 bombeiros militares e irá atender 21 municípios do Norte Pioneiro. O projeto é do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), e foi concluído em novembro do ano passado.

O parlamentar explica que existe rubrica orçamentária, mas que o quadro de oficiais é limitado. "Existe um projeto grande para se criar três comandos regionais do Corpo de Bombeiros, que desafogaria isso. Há parecer favorável da Sesp, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e a questão para a criação dessas vagas é orçamentária".

O comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jefferson Gregório, informou que a cessão de uso e autorização do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a demolição da estrutura que existe no terreno onde será construído o novo quartel do Corpo de Bombeiros deve ocorrer nos próximos dias. "Estive pessoalmente no órgão (Dnit) em maio, e está tudo certo. Agora é só aguardar a autorização para o início das obras, pois já cumprimos todas as etapas necessárias", explica.

A Sesp informou que o parecer da Secretaria Estadual de Fazenda deve ser anunciado entre dezembro e janeiro.

Foto: Novo quartel do Corpo de Bombeiros será construído em um terreno cedido pelo Dnit, à margem da BR-153 (Luiz Guilherme Bannwart)

#Manchete #Geral

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.