Policial recebe homenagem por controlar caminhão desgovernado



O policial militar Tiago Fernandes Brito foi homenageado no sábado (21) pela Câmara de Vereadores de Ibaiti (Norte Pioneiro) com a entrega da Moção por Ato de Bravura. O motivo é que o soldado da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ibaiti conseguiu evitar uma tragédia ao controlar um caminhão desgovernado no início da madrugada do dia 30 do mês passado, em frente à Unidade Básica de Saúde do município. "Me senti bastante honrado pela homenagem e pelo reconhecimento. A cerimônia teve presença do prefeito, do comando da companhia da Polícia Militar e de minha família", ressaltou o soldado. A homenagem foi proposta pelo vereador Sidnei Robis e a cerimônia foi dirigida pelo vereador Antônio Carlos da Silva, presidente da Câmara de Ibaiti.

O ato heroico ocorreu em um dia de folga do PM. Ele aguardava o preparo de seu lanche quando viu o caminhão descendo pela via. O caminhão, do tipo Munck, tinha sido furtado. O ladrão havia estourado o tambor da ignição e ligado o veículo com uma mixa, um instrumento utilizado por ladrões como se fosse uma chave falsa que possibilita roubar o veículo. O veículo transitava pela avenida Fernandina Gentile do Amaral, região central de Ibaiti, quando o bandido resolveu pular do veículo em movimento e deixou o caminhão desgovernado.

"Eu vi o motorista pulando da cabine. Percebi que o caminhão estava engrenado em terceira marcha. A porta estava aberta. Vim acompanhando para ver se tinha mais alguém na cabine e quando vi que não tinha mais ninguém, na hora nem pensei, e entrei na cabine. Vi que o caminhão estava em rota de colisão contra um trailer de lanches e já desviei", relembrou. O trailer estava com muitos clientes e vários funcionários no momento da ocorrência.

"Eu não tenho habilitação para dirigir caminhões e o caminhão seguia em direção a um cruzamento movimentado. Consegui controlar, mas não conseguia desligar o veículo, porque o tambor da ignição estava danificado", ressaltou. Ele destacou que por não conhecer o veículo, não achava o freio de mão para frear as rodas. Por esse motivo ele ficou dentro da cabine com o veículo ligado, esperando o proprietário.

"Graças a Deus não teve pessoas feridas ou óbitos. Apenas danos materiais. Além de estourar o tambor da ignição, o bandido arrebentou o portão e quebrou muros para realizar o furto. Infelizmente ele não foi preso. Eu fui a única pessoa que visualizou o bandido, mas só vi um vulto. Tive que decidir por salvar as pessoas em vez de correr atrás do bandido", declarou.

O policial nasceu em Jacarezinho e passou a ser conhecido em Ibaiti como herói. "Todo mundo está me chamando de herói. Minha família diz que eu fiquei famoso. Fico orgulhoso pelo reconhecimento do meu trabalho, mas não me envaideço com isso. Eu só realizei o trabalho como policial militar bem feito. Eu só dou graças a Deus por não ter acontecido o pior. Não houve nenhuma vítima", ressaltou.

A ação do policial foi registrada por câmeras de segurança de uma loja que fica na avenida Fernandina Gentile do Amaral. O caminhão não sofreu danos e naquela madrugada foi levado para a delegacia da cidade. O veículo foi devolvido ao proprietário, que é de Ibaiti e confirmou o furto. Ninguém foi preso.

#Geral

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.