Drones e VR: Novas tecnologias despontam no mundo do entretenimento



Os drones e os óculos de Realidade Virtual foram criados para uso militar, no entanto não demorou muito a chegarem no gosto das pessoas comuns. Hoje, as duas tecnologias continuam avançando e oferecendo recursos cada vez mais sofisticados e úteis para o usuário. Este movimento é comum nos dias atuais e vem transformando o modo e os equipamentos para diversão. Principalmente por conta das novas tecnologias, é possível encontrar mudanças e novidades nas prateleiras dos mercados ou em sites de comércio pela internet.

Se antigamente algumas tecnologias eram vistas apenas como um futuro distante, agora é possível encontrar inovação num pouco de tudo. Seja um óculos para assistir a um filme 3D, um drone que consegue gravar vídeos com vistas paradisíacas, ou até mesmo um boné com alto-falantes, existe hoje uma solução ou um equipamento diferente para qualquer pessoa ou necessidade, seja ele útil ou não. No entanto, algumas dessas novidades sempre vão mais chamar atenção do que a outra. Hoje, o grande sucesso está em duas tecnologias que começaram quase juntas: os drones e os óculos VR.

As várias utilidades dos drones

Segundo pesquisa realizada pela empresa norte-americana Gartner, o mercado de drones movimenta cerca de seis bilhões de dólares por ano. E no Brasil, segundo o portal de vendas online Mercado Livre, houve um crescimento de quase 70% nas compras de tal tecnologia, apenas no primeiro semestre de 2017. E esse crescimento se deve pelas várias formas de uso que o equipamento pode ter. Recentemente, a Polícia Militar confirmou o uso extensivo de drones para auxiliar nas tarefas de fiscalização.

Porém, é no mundo dos esportes eletrônicos que o drone ganha um espaço curioso. Nos anos recentes, a corridas de drones como a DLR ganharam espaço na mídia, principalmente pelas transmissões em canais da TV. Virou uma espécie de esporte radical com tecnologia de ponta. Utilizando um controle que projeta uma imagem em primeira pessoa para quem dirige, o drone compete com outros em um circuito projetado especificamente para esse tipo de corrida. É uma versão com drones da Fórmula 1, principal corrida de carros na atualidade. E que ganha cada vez mais espaço, principalmente com a venda de drones para esse objetivo, que costumam ser mais leves e rápidos que os comuns.


VR e as novas realidades para entretenimento

Outra inovação que foi ganhando espaço ao poucos, apesar da desconfiança, é a de Realidade Virtual. Com óculos cada vez mais tecnológicos e produções exclusivas para isso, é possível imaginar um futuro de jogos para consoles e computadores cada vez mais independentes de controles tradicionais, como mouse e teclado. A ideia daqueles óculos que pouco passavam a sensação de realidade está sendo deixada para trás.

Recentemente, alguns rumores sobre o lançamento de um futuro console da Sony garantem que a empresa vai continuar investindo na tecnologia de Realidade Virtual. Atualmente, o Playstation 4 tem o Oculus Rift, um óculos especial que é utilizado para jogos que possuem a tecnologia VR disponível.


No entanto, ainda existem plataformas pouco exploradas, mas que poderiam render uma utilização divertida para o VR. No mundo do cinema e da TV, por exemplo, a Netflix pode ter um caminho a se explorar, já que sempre apoiou a tecnologia. A empresa até lançou um aplicativo que permite usar o VR para assistir ao catálogo do site, porém a falta de interesse e investimento fazem da tecnologia pouco explorada em conteúdo próprio. Outra utilização seria na Betway Casino, o portal que simula jogos mais tradicionais com vídeos, em tempo real, e que poderia passar ainda mais a sensação de estar em Las Vegas durante um jogo. No mundo dos consoles, o potencial maior iria para Fifa e Pro Evolution Soccer, os dois jogos de futebol mais vendidos no Brasil. Eles poderiam utilizar o VR e simular a atmosfera de uma partida real. No entanto, os dois jogos nunca anunciaram qualquer adoção da tecnologia na produção.

Além disso, o mercado tradicional não parece ficar fora das inovações tecnológicas. Recentemente, a Renault confirmou o uso da tecnologia VR nas fábricas da empresa como forma de incentivo ao uso de equipamentos de segurança no local de trabalho. Seja no entretenimento, ou até mesmo comercial, a Realidade Virtual e os drones são novas tecnologias já presentes. E, mesmo que ainda em desenvolvimento, já parecem consolidadas no mercado e no dia a dia de todo mundo.

#Destaque #Geral

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.