Jacarezinho monta bases para desenvolvimento sustentável


Novo Parque Industrial de Jacarezinho tem área com pouco mais de quatro alqueires às margens da BR-153 - CRÉDITO: Divulgação

Jacarezinho – Em um momento histórico complexo, em que o País vive grandes transformações, a estratégia adotada pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços de Jacarezinho (Sinturs), é de preparar o terreno e montar as bases para o desenvolvimento sustentável do Município. Todas essas áreas são trabalhadas pela pasta com o objetivo maior de gerar empregos, renda, conhecimento e valores para a comunidade em geral. Esta é a diretriz apontada pelo prefeito Sérgio Faria, ou Dr. Sérgio (DEM), que administra o Município desde 2013.


Afinado com o Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial, o secretário Homero Pavan Filho vem elaborando um planejamento de longo prazo que possa ser aplicado nos próximos anos, independentemente de quem venha a administrar Jacarezinho a partir das eleições do ano que vem. A julgar pela repercussão de sua fala na sessão da Câmara Municipal realizada na sessão do dia 12, o caminho que está sendo percorrido conta com o apoio unânime do Legislativo.


“Seguimos a agenda proposta pelo SEBRAE, com cursos, palestras e consultorias às empresas, ao mesmo tempo em que cuidamos das crianças com o programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos – JEPP – em todas as escolas da rede municipal. Trabalha-se o empreendedorismo com professores e alunos da rede pública em todas as escolas, numa grande parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes”, destaca Pavan.


Jacarezinho integra a Atunorpi (municípios turísticos) e Angra Doce, o Programa Cidade Empreendedora (Sebrae), o Comitê para a Melhoria do Ambiente de Negócios (Desenvolvimento Regional), o Sistema Regional de Inovação e o Programa Cafés Especiais do Norte Pioneiro.


“Sediamos duas feiras – Ficafé e GeniusCon – sendo a primeira direcionada ao Agronegócio e a segunda à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo nas instituições de ensino. A Prefeitura investe recursos nesses dois grandes eventos de negócios”, assinala. Graças ao esforço de todos os parceiros, criamos o primeiro Fundo Municipal de Inovação Tecnológica da região, legalmente constituído e com CNPJ próprio. Viabilizamos a 1ª Trilha de Inovação de Jacarezinho fora do IFPR, que já tinha a sua. As Trilhas são encontros onde jovens empreendedores apresentam suas ideias de produtos ou serviços e recebem noções básicas de plano de negócio. As melhores iniciativas são convidadas a participar da GeniusCon, que este ano acontece de 9 a 11 de outubro, no Centro de Eventos”, explica.


Jacarezinho tem Sala do Empreendedor, onde atende mais de 2 mil microempreendedores individuais, e que tem sido premiada pelo Sebrae devido à qualidade de seu atendimento e estrutura.


Parque Industrial


Uma permuta de terrenos com a Canapar proporcionou ao Município uma área com pouco mais de quatro alqueires, onde será instalado o novo Parque Industrial da cidade, às margens da BR-153. Na quarta-feira (14), quando esteve em Curitiba para assinar a prorrogação de um convênio junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dr. Sérgio protocolou uma carta consulta junto à SEDU/Paranacidade solicitando um financiamento para implantar a infraestrutura necessária – água, esgoto, iluminação, galerias pluviais e pavimentação. A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Mauro Moraes, que está intermediando a liberação dos recursos, além de todos os nove vereadores do Município. “Queremos que as empresas interessadas em investir aqui tenham toda a facilidade de instalação, em condições propícias ao seu bom desempenho”, comenta o Prefeito.


Compra Jacarezinho


O programa Compra Jacarezinho visa utilizar as compras realizadas anualmente pela Prefeitura num primeiro momento, e de todos os órgãos públicos aqui existentes numa segunda etapa, como ferramenta para impulsionar o comércio e os prestadores de serviços de Jacarezinho. A prefeitura mais rapidamente paga suas compras e aquisições em toda a região, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Jacarezinho é um excelente cliente. Utilizando os recursos que todo ano são gastos pela prefeitura em compras de empresas de Jacarezinho, isso faz com que esse dinheiro circule na economia local e ajude a melhorar o faturamento e a lucratividade das empresas locais.


Todas essas ações, algumas em parceria com outros municípios, fez com que Jacarezinho fosse finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor este ano. Apesar de não levar o prêmio, o prefeito Dr. Sérgio ficou satisfeito por representar o Sistema Regional de Inovação (SRI) e constar entre as três melhores iniciativas em Cooperação Intermunicipal do Paraná. “Creio que vamos entregar a cidade em melhores condições ao nosso sucessor, especialmente nesse setor econômico” finaliza Dr. Sérgio.


Comitê gestor


O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial trabalha em sintonia com as empresas, representadas pela ACIJA, Câmara da Mulher Empresária, Sindicato Rural e Agrojac, com entidades de serviços – SEBRAE, SESC, SENAC, com instituições financeiras – Agência de Fomento do Paraná, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi, com órgãos públicos, Agência do Trabalhar, Junta Comercial, Bombeiros, Correios, Vigilância Sanitária, PROCON, com representantes das igrejas – Ordem dos Pastores, Mitra Diocesana, com instituições de ensino – UENP, IFPR, além de Associações como a dos Jipeiros e Comitivas de Cavalgadas.


A área onde será instalado o Distrito Industrial está localizada às margens da BR-153, onde funcionou por muitos anos a sede da Canapar. Em um ponto estratégico, próximo ao centro urbano e à rodovia, o terreno poderá abrigar até 66 empresas em lotes a partir de 1.000 m². “É um longo processo, iniciado em 2013 pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial de Jacarezinho, e que teve a etapa burocrática concluída este ano”, explica o secretário do Comércio e Indústria, Homero Pavan. “Conseguimos adquirir a área por meio de uma permuta, autorizada pela Câmara Municipal no final de 2015. Com as infraestruturas concluídas, os lotes serão vendidos a preço de custo aos empreendedores”, informa o Secretário.


A Licença de Instalação é necessária para aprovação dos projetos de infraestrutura, especialmente água e esgoto, junto à Sanepar, e energia elétrica, junto à CPFL. Também é necessária para aprovação do loteamento na Prefeitura. “Agora já estamos com o loteamento registrado no Cartório de Imóveis. Os projetos foram elaborados pelo engenheiro civil Cláudio Chomiski, de Siqueira Campos, consultor credenciado do Sebrae/PR”, destaca Pavan.


Com larga experiência na área – ocupou o cargo de diretor de Indústria e Comércio por 24 anos – Chomiski aposta na localização da área como fator de atração de novas empresas. “É uma iniciativa importante para geração de emprego e renda aos jacarezinhenses. A comercialização dos lotes será avaliada por uma Comissão especialmente constituída para essa finalidade, com representantes da Associação Comercial e do Sebrae, além de representantes do Poder Executivo Municipal”, explica.


O Prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio, Democratas), responde às necessidades de geração de emprego com um empreendimento que deverá marcar a história do Município. “Iniciativas semelhantes foram iniciadas no passado, mas sem o planejamento e os projetos elaborados por especialistas, como o Sebrae e o engenheiro Chomiski. Depois que o Município fizer sua parte, vamos implantar as infraestruturas e divulgar para que os empresários venham investir em Jacarezinho, num local planejado e estruturado”, conclui.



Tribuna do Vale com Assessoria

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.